top of page

O letramento literário na Prova Brasil

Vendo o que não se enxergava”: condições epistemológicas para construção de conhecimento coletivo e reflexivo da língua(gem) em contexto escolar

Maria Elena Pires-Santos, Mariangela Garcia Lunardelli, Neiva Maria Jung, Regina Coeli Machado e Silva

RESUMO: Temos como objetivo discutir a construção de conhecimento em Linguística Aplicada focalizando o letramento e considerando as tensões entre o conhecimento local, o campo acadêmico e os programas governamentais como o Observatório da Educação. Descrevemos um processo de formação de professores no âmbito desse programa voltado para a Educação Básica e realizado em um colégio público da Tríplice Fronteira (Brasil/Paraguai/Argentina). Em termos teóricos e metodológicos, os resultados de nossas reflexões sobre práticas de letramento, sustentadas em inserção etnográfica, evidenciaram as possibilidades de reverter as dissonâncias daí advindas em condições epistemológicas para a construção de conhecimento coletivo, reflexivo e crítico. A língua(gem) como prática social, portanto, expressiva das lutas e diferenças entre grupos sociais, constitui um dos grandes desafios para a construção de saberes compartilhados em Linguística Aplicada.

 

Link para acesso à revista: 

http://revistas.pucsp.br/index.php/delta/issue/current

 

Novos Estudos do Letramento e Campanhas de Leitura 

Resumo

 

http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1101

Este artigo apoia-se nos Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 2003, 2010) segundo os quais letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da escrita Ao mesmo tempo, leva em conta o conceito de leitura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como uma dentre as muitas práticas letradas das quais os indivíduos participam. A partir de tais conceitos, este artigo tem como objetivos caracterizar a prática de letramento literário proposto na Prova Brasil e analisar como a proposta se aproxima dos conceitos de leitura literária. O corpus da investigação é constituído por exemplos de atividades da disciplina de língua portuguesa da Prova Brasil, destinadas ao 9o ano, disponibilizadas no site do Inep. Os resultados mostraram que na prova há um apagamento da literatura enquanto arte, uma vez que o gênero ficcional é utilizado, na maioria das vezes, para a análise gramatical ou como objeto para leitura na qual a especi# cidade do texto literário não é contemplada.

 

link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v32n3p1101

 

 

Texto de Adriana Dalla Vecchia e Rafael Petermann publicado nos Anais Eletrônicos do Sul Letras 2014, realizado na Unicentro - Guarapuava-PR.

Link para acesso ao texto: 

http://anais.unicentro.br/sulletras/pdf/iiiv1n1/completos/iii_sulletras_unicentro.pdf

Anais CIELLI 2014 - Simpósio: Práticas de Letramento e Identitárias em Cenários Transfronteiriços de Superdiversidade

bottom of page